Qual a vontade de Deus para mim? 24

May God help me!

Obviamente a vontade de Deus é de Deus.

Sim! A vontade Dele é Dele; e de mais ninguém.

Jesus disse que comia a vontade do Pai, que se alimentava dela.

Ora, se eu tenho muitas vontades e se as exerço de modo pessoal e incompartilhavel, que não dizer da vontade de Deus?

“Quem conheceu a mente do Senhor?”

Além disso, o que me separa de Deus em todos os sentidos possíveis é infinitamente mais do que o que separa de um organismo mono-celular.
Assim, Deus se revela às amebas como as amebas podem processar.
Ora, o mesmo Deus faz com os homens!
O problema é o surto humano. Sim! O homem crê que é “capaz de Deus”, e, sobretudo, de dizer aos outros humanos qual seja a vontade de Deus para o outro.
A vontade de Deus é uma só: que nos amemos uns aos outros!
Deus não tem planos profissionais para ninguém. Nem de qualquer outra natureza tópica. O plano de Deus, não importando onde eu esteja, é que eu ame e pratique o amor. O resto é insignificante!
É o que Paulo diz quando afirma: “… ainda que eu...” fale línguas de homens e anjos, ou profetize, ou saiba todas as ciências e adquira todas as sabedorias, ou me entregue às praticas de martírio ou de entrega social de todas as minhas produções aos demais homens necessitados, mas, “se não tiver amor, nada me aproveitará”; e mais: nada será vontade de Deus.
Paulo nunca discutiu nada disso. Sabia fazer tendas. Mas era chamado para pregar. Por isso, tendo dinheiro para entregar-se apenas à pregação, assim fazia. Mas se não tinha, então, fazia tendas, e, pregava nas horas possíveis.
Ou seja:
Paulo tratava tudo com simplicidade, pois, a vontade de Deus era amor, e, amor, cabe em qualquer oficina de tendas.
As pessoas perguntam, referindo-se aos detalhes da vida, como se eu ou qualquer outro ser ameba humano pudéssemos responder: Qual é a vontade de Deus para a minha vida?
Ora, eu posso responder, mas a resposta que tenho a dar não satisfaz as pessoas que querem saber a vontade de Deus como um guia afetivo e profissional das jornadas na Terra.
Então, não sei!… Afinal, nessas coisas, à semelhança de Paulo, apenas uso o bom senso para decidir, e nunca o faço como quem consulta um “guia de jornada”, mas apenas como uma decisão de agora, da circunstancia do existir; e isto, sempre, apenas conforme o espírito do Evangelho, que é amor.
A vontade de Deus são os Seus mandamentos, embora Jesus tenha nos dito que até os mandamentos, sem que sejam vividos em amor, são desagradáveis a Deus; pois, sem amor, todo mandamento não passa de presunção e arrogância.
A vontade de Deus é amor, alegria, paz, bondade, longanimidade, mansidão e domínio próprio!
Se você faz isso entregando o lixo, operando na mais rica clinica de neurocirurgia, ou se o faz pregando como um ensinador da Palavra, não importa; pois, a única coisa que importa para Deus é se você vive ou não o amor como o mandamento de seu ser.
O que Deus quer de mim? Onde quer que eu trabalhe? Com quer que eu case?
Ora, Jesus não respondeu tais perguntas a ninguém!
Quando Pedro quis saber… Jesus apenas disse: “Que te importa? Quanto a ti, vem e segue-me”.
Quanto mais a pessoa se dispõe a andar em amor e fé, sem buscar mais nada, tanto mais ela encontrará uma sintonia fina com Deus e com a vida, e, assim, sem que ela sinta, irá sendo posta no leito do rio de sua própria vida.
É claro que Deus tem a vontade que diz “não”. Mas essa é a não-vontade de Deus. É o que Deus não quer, pois, é o que Deus não é.
Deus não é mentira, nem engano, nem ódio, nem cobiça, nem traição, não injustiça, nem maldade, nem indiferença, nem descrença, nem altivez, nem orgulho, nem arrogância, nem vaidade, nem medo e nem frieza de ser.
Assim, a tais coisas Deus diz “não”, mas não como quem diz a Sua vontade, mas apenas aquilo que não é vontade Dele.
Portanto, a vontade de Deus não é “não”, mas “sim”, embora a maioria apenas pense na vontade de Deus como negação.
Ou seja:
Para tais pessoas Deus é Aquele que diz “Não”.
A proporção, todavia, continua idêntica à que foi estabelecida no Éden. Pode-se comer de tudo, e, apenas diz-se não a uma coisa: inventar a nossa vontade contra essa única coisa à qual Deus disse “não”.
Todas as árvores do Jardim são comestíveis, mas, continuamos discutindo a única arvore proibida, tamanha é a nossa fixação na transgressão como obsessão na vida.
Entretanto, a vontade de Deus é sim, e, para aqueles que desejam fazer a vontade de Deus, e não apenas discuti-la, Deus revela Sua vontade como fé e amor, e, nos diz que se assim vivermos provaremos tudo o que é bom, perfeito e agradável, não porque a vida deixe de doer, mas apenas porque o pagamento do amor transcende a toda dor.
A vontade de Deus é que eu desista das coisas de menino nesta vida e abrace as coisas de um homem segundo Deus.
Agora, se você vai trocar de casa, de carro, de mulher, de emprego, de cidade, de país, de nome — sinceramente, é melhor consultar um bruxo, uma feiticeira ou um profeta que aceite pagamento para contar tal historinha.
Você pergunta a Jesus:
Senhor, qual é a Tua vontade para mim?
Ele responde:
É a mesma para todos os homens. Sim! Que você ame e pratique o amor, pois, sem amor, nada será vontade de Deus para você, ainda que você distribua todos os seus bens aos pobres e entregue o seu corpo para ser queimado em martírio de dignidade pela consciência e pela liberdade.
Dá pra entender ou é difícil demais?
Que tal a gente parar de brincar de vontade de Deus? Vamos?
Chega; não é gente?
Nele, que é a vontade de Deus para o homem,
Caio
29 de outubro de 2008
Lago Norte
Brasília
DF
Leia www.caiofabio.net
Assista www.vemevetv.com.br

24 thoughts on “Qual a vontade de Deus para mim?

  1. Pingback: O que é ser SANTO ??? « Maluco por Jesus

  2. Reply Carlos abr 11, 2010 19:32

    Entendemos que a vontade de Deus é que sejamos seus seguidores cumprindo seus ensinamentos pela qual Jesus Cristo o nosso Senhor padeceu na Cruz do Calvário, porém muitos tentam ser perfeitos demais e outros nem o tentam…tudo em nossa vida deve ter um equilíbrio até no que se refere a nossa santidade, pois sabemos que nunca seremos infalíveis, se existiu alguém totalmente Santo que pisou sobre a Terra este alguém é Jesus…o que vemos hoje em dia são ministérios e mais ministérios e cada um quer ser melhor que o outro…por causa desta falta de unidade muitos se afastam da verdadeira vontade de Deus para nossas vidas, disse Jesus que deveriamos viver em união para que fossemos reconhecidos como seus Filhos Amados…

  3. Reply marcos antônio amarante mai 17, 2010 23:40

    A vontade de Deus é que todos alcançe a salvação em cristo Jesus, mais que venhamos ao amadurecimento espiritual para saber discernir entre o bem e o mal. E sempre tentar agir de forma correta para agradar sua vontade, pois acredito que Deus quer de nós é sejamos bem sucedidos em tudo que fizermos, pois é bom aos seus olhos, que está sempre nos observando se estamos realmente no centro da sua vontade.

  4. Reply davily jul 6, 2010 2:04

    estava precisando

  5. Reply Aleandra set 24, 2010 8:58

    era o que eu precisava ler…simplesmente linso..agora eu sei o que Deus quer de mim! boa semana a tds!

  6. Reply ED SALLES out 9, 2010 2:44

    Ótiimo….fuui bastante edificaado..passarei isso á diantee

  7. Reply Giullia out 31, 2010 19:00

    Gostei. Sempre me perguntei o que Deus quer de mim… E nunca soube que o único pedido era o amor. =)

  8. Reply Berg Mountain dez 27, 2010 11:21

    Quando me olho no espelho vejo que Deus me formou homem… este mundo e os espiritos malignos querem nos impor coisas que desagradam a vontade de Deus,mas eu sei o q Deus quer de mim : quer que eu continue amando,que eu seja trabalhador e busque ser forte sempre olhando para a luz que dissipa toda treva e assim eu sei o q Deus quer de mim. ; )

  9. Reply EDNEY VALENTIM ARAÚJO jan 22, 2011 10:27

    DEUS FAZ O QUE QUER, COMO QUER E PARA QUEM QUER.

    NOS TRATA DE FORMA DIFERENTE, CONFORME SUA PRÓPRIA VONTADE, NOS PROMETE GRANDES COISA, “SE O MEU POVO QUE SE CHAMA POR MIM, ME OUVIDES, E HUMILHAR, EU OUVIREI E SARAREI A SUA TERRA” ” SE QUISERDES E ME OUVIDES COMERÁS O MELHOR DESTA TERRA”, NO ENTANTO, HÁ MUITOS QUE SE ENTREGAM A FAZER O BEM, E AINDA ASSIM VIVEM UMA VIDA MISERÁVEL CHEIO DE NECESSIDADES FÍSICAS E ESPIRITUAIS.

    MINHA ALMA ESTÁ ABATIDA E O MEU ESPÍRITO TRISTE E OPRIMIDO, PORQUE NOS MEUS AFAZERES, SEMPRE CONSULTEI AO SENHOR EM QUAL CAMINHO ANDAR, E NUNCA TIVE UMA RESPOSTA???

    SÓ HÁ UMA COISA QUE EU ACREDITO ATUALMENTE, QUE DEUS VERDADEIRAMENTE ME AMA, E QUE SE PREOCUPA COM A MINHA SALVAÇÃO, E QUE JESUS ME RESGATOU DA MORTE NA CRUZ DO CALVÁRIO, PORQUE NADA DISSO É MATERIAL E TANGÍVEL.

    MAS AS PROMESSAS DE DEUS, QUE SÃO INÚMERAS E PERTINTENTES A ESTE MUNDO E AO QUE HÁ POR VIR, EU CREITO QUE NÃO É PARA TODOS.

    HÁ AQUELES QUE VIVERÃO SOMENTE AQUÍ, E OUTROS QUE VIVERÃO AQUI E LÁ. ACREDITO QUE SEJA DO TIPO QUE VIVERÁ SOMENTE LÁ , POQUE AQUÍ, JÁ NÃO ENCONTRO ESSE AMOR TÃO GRANDE DA PARTE DE DEUS CAPAZ DE CHAMAR A EXISTÊNCIA NA MINHA VIDA DAS COISA QUE JÁ ACREDITEIR PODER ELE FAZER UM DIA, “VERDADEIRAMENTE O SENHOR LEVOU SOBRE SI TODAS AS NOSSAS DORES” MAS EU VIVO DOENTE DO CORPO, E NO MOMENTO EM QUE ESCREVO ESTAS PALAVRAS, ESTOU DOENTE TAMBÉM DA DA ALMA, “BUSCAI PRIMEIRO O REINO DE DEUS E TUDO MAIS VOS SERÁ ACRESCENTADOS” TENHO PROCURADO PAUTAR MINHA VIDA EM TUDO QUE ME INSTRUI A PALAVRA DO SENHOR JESUS, MAS SINTO FOME E FALTA DE TUDO, TANDO FÍSICAMENTE COMO ESPIRITUALMENTE.

    EU VIVO UM DIA DE CADA VEZ ESPERANDO QUE SEJA O ÚLTIMO DIA DE MINHA ESTADIA PELA TERRA.

    EDNEY V A

  10. Reply Raphael Dantas de Moura fev 23, 2011 15:08

    Devemos também saber diferenciar “vontade” de “mandamento”. O que Deus quer da humanidade está realmente voltado para o amor, completo amor, e isso é desde o princípio. Mas, existem pessoas que foram escolhidas e preparadas para grandes obras, esses são os eleitos, como foi o próprio Paulo. A vontade de Deus para nós não se satisfaz nas coisas materiais, pois Deus não escolhe para administrador, médico, artista, etc… Essas são coisas para a vida atual. Mas os eleitos de Deus, os quais tem a palavra escrita no coração, são os ungidos que servem a Deus na vida. Não importa a profissão (caso não seja pecadora,é claro), o que importa é o coração.

    No entanto, Deus sabe de todos os nossos talentos. O ideial não é perguntar a Deus se ele quer que sejamos artistas, médicos, engenheiros ou etc… Mas, em Sua infinita sabedoria, nos dizer, avaliando todos os nossos caminhos, em qual nos daremos melhor, principalmente na satisfação. As promessas de Deus não são para esta vida, mas desde esta vida nós já recebemos o Seu amor, consolo, sustento, etc. Se alguem passa fome nesta vida pode ser tanto por incapacidade de trabalhar (aí no caso o irmão deve ser ajudado), tanto por falta de sabedoria financeira, tanto por orgulho (não querer ser ajudado), quanto por ociosidade (vagabundo)… O cara as vezes nã quis saber de estudar, gastou a vida inteira fazendo besteira e, quando adulto, culpa a Deus por suas frustrações financeiras.

    Devemos entender que haverá muita gente com dificuldades enormes, como nos países de terceiro mundo, ou nos que são extremamente religiosos, anti-cristianismo, etc… Muita gente lá passa por muita necessidade, mas isso não faz um cristão querer MORRER, como o moço acima descreveu sua situação… Simplesmente porque, querer morrer, não é uma ação voltada pelo amor. Não se tem amor próprio e nem pelo próximo, pois o cristão quer viver sempre para poder levar mais pessoas para Deus…

    Ora, não foi Paulo que disse: “Se as promessas de Deus fossem apenas para essa vida, seriamos os mais infelizes”? … Ele viveu na alegria que vinha de Cristo, e no amor pelo próximo tambem, dando sua vida para servidão do evangelho.

    Querem saber sobre o futuro? Estão procurando no lugar errado… Jesus Cristo disse para não vivermos o futuro, nem antecipar os problemas… Porem, nada custa pedir a Deus que lhe guie para uma vida que lhe trará felicidade… Eu, por exemplo, gosto de trabalhar pensando, ajudando pessoas, escrevendo, inventando, criando… Sou escritor, Coach e pregador… Então, o que tem de mal em pedir a Deus que me permita trabalhar em algo que me satisfaz? Ele pode tudo… Ele não é obrigado a me dar tudo, mas nada custa pedir… Se eu pedia para o meu pai biológico, que custa pedir para o Pai Celeste?

    Se alguem quiser conversar a respeito, meu email é r.d.moura@hotmail.com

  11. Reply Kênia mar 10, 2011 2:27

    Esse artigo “Qual a vontade de Deus para mim?” me ajudou muito hoje.
    Aqui neste mundo, como bem sabemos, estamos apenas de passagem. Lembro-me quando li pela primeira vez o Salmo 116 versículo 15: “Preciosa é à vista do Senhor a morte dos seus santos.” A princípio me senti surpreendida. Quero dizer ao irmão Edney Valentim que Paulo também desejou partir, em Filipenses 1.23 ele diz: “Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor.” e continua ele dizendo em Fp. 1.24: “Mas julgo mais necessário, por amor de vós ficar na carne.” no versículo 22 ele diz: “Mas, se o viver na carne me der fruto da minha obra, não sei, então, o que devo escolher.” Em fim irmão Edney, estamos aqui de passagem, se Deus ainda não te chamou acalma seu coração e sinta como o apostolo Paulo que diz v.21: “Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho.” E se tu estás passando por grandes provações e mesmo assim conseguir sentir como o apóstolo Paulo “Porque para mim o viver é Cristo..” maior será a bofetada na cara do inimigo de nossas almas. Lembremos das palavras do mestre: “no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo. (Jo 16, 33).

  12. Reply Angela mar 21, 2011 15:58

    Isso era tudo que eu precisava ler…pois no meu coração eu sabia,só precisava ter certeza pois estou chei de ouvir converssa de crete fanatico.

  13. Reply Wiler mai 4, 2011 15:56

    Agora parece que estou começando a entennder o que significa ser cristão ….. parabens suas palavras são mais esclarecedoras que muitas homilias que ja ouvi.

  14. Pingback: Deus não habita em templos! « Nada Contra a Verdade

  15. Reply Kertelen jun 17, 2011 21:47

    Obrigada, lindas palavras e verdadeiras… Continui, não desista de falar de Deus e de sua Palavra nunca… Que Deus te abençoe!

  16. Reply Jucilei de mares carvalho jun 29, 2011 18:43

    nossa como é bom poder acreditar que neste mundo de pecado de pessoas fanaticas por um deus ilusivo, pessoa scom mentes pequenas possam existir pessoas como vc caio, que escreveu este precioso texto edificante e sem fanatismo que morreu na cruz pelos nossos pecados em troca de tudo isso ele quer somente que obedeçamos eseguimos seus passos.. gostei muito DEUS TE ABENÇOE RICAMENTE….

  17. Reply Eugênia jul 16, 2011 22:58

    Concordo, como irmão Caio Fábio. Muito instigante seu texto. Entendo que a vontade de Deus é que andemos em amor, e o resultado disso é simplesmente felicidade, pois perceberemos que Ele nos confirmará em todas as coisas…preciso voltar a viver em amor, é o melhor estilo de vida e o único que nos faz feliz. A paz de Cristo para todos.

  18. Reply jessica dias out 2, 2011 21:36

    eu preciso de Deus na minha vida mas do que tudo nesse mundo.Sem ele eu nada sou,sem ele minha vida nao tem nenhum sentido.Estou passando por momentos de tribulaçao na minha casa na minha escola enfim…quanto mais eu quero estar perto de ti,mais as coisas dificultam eu sou tentada a todo momento e as vezes minha carne e minha mente insiste em ir contra a natureza que Deus me fez.
    eu preciso de Deus na minha vida.. e o site de vc’s ajudam muito a pessoas como “eu”a querer buscar sempre estar ao lado de Deus buscando a real verdade que nos levara para gloria..
    Deus seja louvado.

  19. Reply van mar 28, 2012 16:11

    Posso me casar com quem eu quiser então?

  20. Reply Roberto mar 31, 2012 16:03

    Sendo no Senhor, sim.

  21. Reply Joel Ribeiro de Souza jul 31, 2012 16:17

    A mensagem Asima escrita, não tem nenhum versículo e texto Bíblico como base do tema. Obrigado.

    Além disso, o que me separa de Deus em todos os sentidos possíveis é infinitamente mais do que o que separa de um organismo mono-celular.
    Assim, Deus se revela às amebas como as amebas podem processar.
    Ora, o mesmo Deus faz com os homens!
    O problema é o surto humano. Sim! O homem crê que é “capaz de Deus”, e, sobretudo, de dizer aos outros humanos qual seja a vontade de Deus para o outro.
    A vontade de Deus é uma só: que nos amemos uns aos outros!
    Deus não tem planos profissionais para ninguém. Nem de qualquer outra natureza tópica. O plano de Deus, não importando onde eu esteja, é que eu ame e pratique o amor. O resto é insignificante!
    É o que Paulo diz quando afirma: “… ainda que eu…” fale línguas de homens e anjos, ou profetize, ou saiba todas as ciências e adquira todas as sabedorias, ou me entregue às praticas de martírio ou de entrega social de todas as minhas produções aos demais homens necessitados, mas, “se não tiver amor, nada me aproveitará”; e mais: nada será vontade de Deus.
    Paulo nunca discutiu nada disso. Sabia fazer tendas. Mas era chamado para pregar. Por isso, tendo dinheiro para entregar-se apenas à pregação, assim fazia. Mas se não tinha, então, fazia tendas, e, pregava nas horas possíveis.
    Ou seja:

  22. Reply Roberto ago 1, 2012 0:35

    Essa passagem é baseada em vários versos e textos, só não são transcritos nem se dá as referências.Se conhece bem a Bíblia, já vai ter lembrado de várias passagens ao ler.

  23. Reply Luciano Mariano set 25, 2012 10:09

    Deus é Deus!!!!

  24. Reply Maria out 10, 2013 2:11

    Adorei tuas matérias, a forma que você se coloca no lugar das pessoas principalmente nós mulheres que ainda somos tão julgadas e devemos sempre ser o exemplo para tudo neste mundo. Que as mãos do Senhor continuem estendidas sobre a tua vida e que não te falte sabedoria. Abraço.

Leave a Reply