O Cordeiro antes da fundação do mundo? Como? 15

Jesus Was The Lamb That Was Slain

Olá Caio

Descobri seu site através do orkut já faz quase 1 ano, creio.

Aprendi muita coisa, senti muita coisa e passei a ler a Bíblia diariamente com grande prazer, o que nunca havia feito; apesar de criada na Igreja Presbiteriana.

Hoje vejo que não conhecia, nem entendia nada.

A fé se aperfeiçoa na fraqueza; não é?

Estou fraca, a vida e as pessoas me decepcionaram; e, minha fé em Deus e meu amor vêm crescendo; ao passo que tento (ainda não consegui) não me prender tanto a mágoas e passado; e olhar pra frente; e seguir em frente; andando e chorando às vezes.

Agradeço a você por esse trabalho.

Mas estou escrevendo por uma dúvida.

Na verdade, venho conseguindo respostas aqui no site. Porém, não consigo entender por que se diz que a Cruz veio antes de tudo. Que o Cordeiro foi imolado antes da fundação do mundo.

Como antes da fundação do mundo?

Não achei resposta …

Abraços

___________________________________________________

Resposta:

Querida Carla: Graça e Paz!

Fico feliz, muito feliz mesmo, quando ouço ou vejo que alguém está lendo a Bíblia com alegria em fé.

É por esse tipo, ou melhor, por essa qualidade de leitura, é que vem o real proveito, o qual faz-nos distinguir entre areia e rocha como fundamentos alternativos para nós nesta vida.

É simples ver que quem lê a Bíblia com amor, começa a conhecer a Palavra; e assim, cresce na fé e na alegria do Evangelho. Mas aquele que não lê; ou que apenas lê porque crê que é mandamento e obrigação, nada aproveita; e, portanto, jamais cresce; ou, cresce sempre com o retardo dos que nem mesmo dão bom ouvido ao que escutam do Evangelho.

Sobre o Cordeiro Imolado Antes de Tudo, antes da fundação do mundo; ou: antes de todas as coisas – há alguns textos para você ler, os quais seguem transcritos:

  • No dia seguinte João [Batista] viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo . João 1:29 - Ora, aqui se fala de Jesus como o Cordeiro que estava manifesto na História: encarnado; e que tira, pela Sua ação de Graça na Cruz, todo o pecado do mundo. João Batista, porém, diz que Ele tira o pecado do mundo, significando: tirou, tira e tirará sempre. Portanto, João via em Jesus Alguém que vinha desde dalém do Tempo.
  • E, vendo passar a Jesus, disse: Eis aqui o Cordeiro de Deus . João 1:36 - é o testemunho que João Batista dá de Jesus como o Cordeiro diante dos homens.
  • E o lugar da Escritura que lia era este: Foi levado como a ovelha para o matadouro; e, como está mudo o cordeiro diante do que o tosquia, Assim não abriu a sua boca . Atos dos Apóstolos 8:32 - é a leitura feita pelo eunuco no caminho para a Etiópia, com a citação do que Isaías dissera sobre o Servo Sofredor, que é o Cordeiro de Deus antes falado por João Batista.
  • Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado 1 Pedro 1:19 - é a confissão de Pedro, já idoso, sobre o significado da Cruz de Jesus para ele: era a Cruz do Cordeiro imolado antes de todas as coisas.
  • E olhei, e eis que estava no meio do trono e dos quatro animais viventes e entre os anciãos um Cordeiro, como havendo sido morto, e tinha sete chifres e sete olhos, que são os sete espíritos de Deus enviados a toda a terra . Apocalipse 5:6 - é a descrição do Apocalipse acerca do Cordeiro Eterno; Esse que é, que era, e que há de vir; e que é também o Senhor da História e de todas as coisas. Os textos que seguem carregam a mesma ênfase.
  • E, havendo tomado o livro, os quatro animais e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo todos eles harpas e salvas de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos. Apocalipse 5:8
  • Que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças. Apocalipse 5:12
  • E ouvi toda a criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e que está no mar, e a todas as coisas que neles há, dizer: Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, sejam dadas ações de graças, e honra, e glória, e poder para todo o sempre. Apocalipse 5:13
  • E, HAVENDO o Cordeiro aberto um dos selos, olhei, e ouvi um dos quatro animais, que dizia como em voz de trovão: Vem, e vê. Apocalipse 6:1

Os textos acima, todos do Apocalipse, falam acerca da centralidade e do escopo do significado do Cordeiro para a criação toda, pois, somente o Cordeiro é digno de abrir o Livro das Consumações. Sim! O livro da cura da humanidade e da criação, até o fim-começo de todas as coisas.

  • E diziam aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós, e escondei-nos do rosto daquele que está assentado sobre o trono, e da ira do Cordeiro; Apocalipse 6:16

A cura dos povos que inicia na história humana e se consuma na Nova Jerusalém, é feita de processos históricos, de testemunhos de Deus e de atos soberanos, bem como de brados da criação (natureza) contra o abuso humano na Terra; clamores esses manifestos como Ira do Cordeiro na forma de catástrofes.

Agora leia esta seqüência:

  • Depois destas coisas olhei, e eis aqui uma multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, que estavam diante do trono, e perante o Cordeiro, trajando vestes brancas e com palmas nas suas mãos; Apocalipse 7:9
  • E eu disse-lhe: Senhor, tu sabes. E ele disse-me: Estes são os que vieram da grande tribulação, e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro. Apocalipse 7:14
  • Porque o Cordeiro que está no meio do trono os apascentará, e lhes servirá de guia para as fontes das águas da vida; e Deus limpará de seus olhos toda a lágrima . Apocalipse 7:17
  • E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até à morte. Apocalipse 12:11
  • E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo . Apocalipse 13:8
  • E cantavam o cântico de Moisés, servo de Deus, e o cântico do Cordeiro, dizendo: Grandes e maravilhosas são as tuas obras, Senhor Deus Todo-Poderoso! Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei dos santos . Apocalipse 15:3
  • Estes combaterão contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, porque é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão os que estão com ele, chamados, e eleitos, e fiéis . Apocalipse 17:14
  • Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou. Apocalipse 19:7
  • E disse-me: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E disse-me: Estas são as verdadeiras palavras de Deus. Apocalipse 19:9
  • E veio a mim um dos sete anjos que tinham as sete taças cheias das últimas sete pragas, e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a esposa, a mulher do Cordeiro. Apocalipse 21:9
  • E o muro da cidade tinha doze fundamentos, e neles os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro . Apocalipse 21:14
  • E nela não vi templo, porque o seu templo é o Senhor Deus Todo-Poderoso, e o Cordeiro. Apocalipse 21:22

E a cidade não necessita de sol nem de lua, para que nela resplandeçam, porque a glória de Deus a tem iluminado, e o Cordeiro é a sua lâmpada. Apocalipse 21:23

  • E não entrará nela coisa alguma que contamine, e cometa abominação e mentira; mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro. Apocalipse 21:27
  • E MOSTROU-ME o rio puro da água da vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro . Apocalipse 22:1
  • E ali nunca mais haverá maldição contra alguém; e nela estará o trono de Deus e do Cordeiro, e os seus servos o servirão. Apocalipse 22:3

Você viu que o Cordeiro é tudo no Processo. Ora, na revelação de Si Mesmo aos homens, o Cordeiro é Jesus. Veja o que Jesus disse de Si mesmo em relação ao Seu-Ser-Cordeiro:

  • Pai, aqueles que me deste quero que, onde eu estiver, também eles estejam comigo , para que vejam a minha glória que me deste; porque tu me amaste antes da fundação do mundo . João 17:24

Por isso, foi simples para os apóstolos, e entre eles mais definidademente por Paulo, Pedro e João (no Apocalipse e no seu evangelho), verem Jesus, o Cordeiro da Cruz, como sendo TAMBÉM o Cordeiro Imolado antes de qualquer coisa ter sido criada. Eles creram que o destino dos que amam ao Cordeiro é compartilhar da glória Dele antes de haver mundo. Mas a glória, toda glória, mesmo na eternidade, sempre é precedida pelo Padecimento. Importou que o Cristo antes padecesse, e só depois entrasse em Sua glória, tanto na História, como também antes de haver Tempo e História, quando o Cordeiro se entregou em sacrifício antes de qualquer criatura ter sido criada. Deus a tudo criou sob o signo do Cordeiro e de Sua Cruz.

Veja:

  • Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo , para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; Efésios 1:4 (Paulo)
  • O qual, na verdade, em outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo , mas manifestado nestes últimos tempos por amor de vós ; 1 Pedro 1:20 (Pedro)

Assim, o Cordeiro é Aquele que está no Sentido de tudo o que foi criado, pois, é Ele quem se entrega como quem morre para que de Sua morte proceda a própria Vida para a criação.

Leia no site O quem vem primeiro: a criação ou a redenção?

E mais: há muitos outros textos em Reflexões, Artigos e Cartas, e que tratam disso de modo bem mais ampliado e elucidativo em outros aspectos. Aqui, porém, dou a você umas poucas dicas, na mesma medida em estimulo você a ler a Bíblia como Palavra.

Espero estar sendo útil.

Que o Senhor a guarde na Luz do Cordeiro!

Nele, que foi imolado antes de haver criado,

Caio

22/06/07

Lago Norte

Brasília

www.caiofabio.net

15 thoughts on “O Cordeiro antes da fundação do mundo? Como?

  1. Reply Fabio nov 15, 2008 17:19

    Porque o cordeiro, que está no mais alto trono, nos apascentará e nos servirá de guia para as fontes de aguas tranquilas… Esse é o nosso remédio diário e o nosso alimento…

  2. Reply Jacques dez 1, 2008 21:30

    Deus criou o homem à sua imagem e semelhança que não é igual fisicamente mas espiritual mente. Ou seja, para serem santos, mas tudo que os antigos e os profetas fizeram foi aborrecer o senhor Deus a ponto dele enviar seu filho. Para vocês que seguem seitas ao invés de seguir a igreja, rogo que leiam os evangelhos, pois nessas seitas lê-se muito o antigo testamento e no final do seus cultos dizem: esse foi o evangelho da noite irmãos. O que é mentira já que Jesus disse este é o evangelho. São Paulo nos diz: aquele que vos disser outro evangelho se não o que eu vos trago, que seja amaldiçoado. É o que eles fazem. Esse negócio de evangélico começou de agora, isso é prova do que está na bíblia que a besta e os falsos profetas virão fazerem guerra aos santos e é o que fazem atacando a santa igreja católica, que foi criada desde os apóstolos.

  3. Reply USER jun 21, 2009 12:47

    “O qual, na verdade, em outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado nestes últimos tempos por amor de vós;” (I Pedro 1 : 20)

    “E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.” (Apocalipse 13 : 8 )

    “Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor;” (Efésios 1 : 4)

    A bíblia nos diz que o cordeiro foi imolado antes da fundação do mundo, mostrando nos que a crucificação de Jesus foi apenas uma manifestação daquilo que já havia sido feito antes da criação e portanto, do pecado em si.

    O cordeiro já havia morrido no lugar do homem, afim de que o homem não precisasse morrer devido ao seu pecado essencial.

    Acaba então o pensamento de que Deus tenha levado sustos com a infidelidade humana no decorrer da história e tentado diferentes formas de salvação até ter a idéia de mandar seu Filho ao mundo (muito menos a patética cena em que se pergunta a todos os seres celestiais quem iria morrer pela humanidade até que Jesus se oferece).

    A única forma de salvação sempre foi através do Cordeiro imolado, o resto apenas serviu para apontar essa realidade.

    A lei nunca salvou ninguém e nem mesmo poderia salvar, devido a impossibilidade humana de cumpri-la toda, apenas serviu para mostrar mais ainda como o homem era incapaz de se salvar com as suas próprias obras e apontar para a solução do Cordeiro.

    “Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado.” (Romanos 3 : 20)

    De modo que a salvação do antigo testamento também foi por fé, ainda que eles pudessem pensar ser pela lei.

    Não é necessário citar versículos para provar que homens descumpridores da lei ainda assim recebiam o favor de Deus em sua vida, basta que se observem as vidas de homens como Davi e Moisés e se verá que se fosse por obras nenhum deles seria salvo.Nunca.

    Portanto se nem antes da manifestação do Cordeiro imolado a lei funcionou, muito menos agora adiantará que se tente salvar por obras ou por qualquer outra coisa que não seja simplesmente a fé naquele que justifica o ímpio que crê (como nosso mano Abraão).

    “Mas, àquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça.” (Romanos 4 : 5)

    Amém.

  4. Reply rubia ago 6, 2009 22:40

    Se voçê não ama o teu proximo que voçê ve; como amar a Deus que vocé não ve. saiba mais a respeito da igreja catolica eu tambem fui católica mas depois que conheci o Evangelho de Jesus Cristo aceitei-o como único e suficiente salvador da minha alma. A igreja católica apareceu trezentos e trinta anos depois de cristo no entanto nem existia, apenas os idolatras que adoravão deuses estranhos.Mas crentes existiram desde abel.Leia as escritura e voçê vai ver que elas testificão de Jesus desde genisis ate malaquias.JESUS é igual ao homem poque eles não poderiam cruscificar o espirito somos a imagem e a semelhança de DEUS fisicamente e espiritualmente, e agradeço a Deus por isso peço que voçê leia mais oevangelho.A paz do senhor
    Jesus.

  5. Reply Asdrubal mar 27, 2010 16:45

    falou e falou e nao explicou uma palha … só falou que o cordeiro é Jesus e não disse o do porque dele ser emolado antes da fundacao do mundo. Mas gostei das referencias biblicas. Um abraço !

  6. Reply gregorio abr 25, 2010 9:22

    ola Rubia !
    Concordo plenamente com voce , so poderemos encontrar Deus se fomos buscalo aode ele sempre esteve e estara , que e dentro de nois, nao me refiro a nossa esistencia humana, mais a nossa esencia Divina.

  7. Reply Tiu Gui ago 12, 2010 9:56

    Saudo a todos com a Paiz!
    Voce q eh menina ou rapaiz\
    coloco a maum no arado naum olhe pra traiz
    seja um bom obreiro de forma eficaiz
    o rap de crente o tiu Gui faiz
    sigo os principios de Deus naum de satanais
    de Deus eu quero sempre mais
    como balinha de banana da marca ananais!!!!

    Yeeaaaaaah!!!
    Sem duvidas um lindo improviso Cristao!!!!!

  8. Reply José luiz set 6, 2010 11:37

    Quem entrará no reino dos Céus todo aquele que faz a vontade do Cordeiro independente de cor ou raça a obediência é o principio da sabedoria e temor a Deus.

  9. Reply Weverton jan 31, 2011 12:39

    muito bom

  10. Reply Rudimar fev 19, 2012 21:00

    Me desculpem, não quero parecer indelicado, mas todos os comentários foram evasivos, não respondem de fato a questão.

    A questão é como pode ser que um Cordeiro seja morto antes da fundação do mundo? Oras, se ainda não existia o mundo (e não somente o planeta Terra), então não existia animal algum.

    Então este versículo está precisando de muita explicação, que renomados tradutores da Biblia revejam este versículo, para se ver do que realmente se trata.

    Me desculpem todos, mas os comentários todos são evasivos, ficam citando passagens da Biblia aqui e ali, e não encara o problema de frente.

    No meu site, aponto a leitura de um livro, que pode dar alguma pista sobre o assunto. E lá escrevo algo também sobre este tema.

    Felicidades e sorte a todos.

  11. Reply Rudimar fev 19, 2012 21:06

    em tempo, fiz uma rápida pesquisa na net, em uma biblia online, e o versiculo correto seria …desde a fundação do mundo, e não antes da fundação do mundo. Muda um pouco o sentido, mas permanece ainda o problema.

  12. Reply Roberto fev 19, 2012 22:47

    Amigo, caso ainda não tenha entendido, o cordeiro que foi imolado antes da fundação do mundo não era realmente um cordeiro mas o próprio Cristo que antes de morrer na cruz, morreu antes da Criação em favor de nós.

  13. Reply Roberto fev 19, 2012 22:48

    “Antes” ou “desde” são termos que variam conforme a tradução.

  14. Reply Roberto fev 19, 2012 22:49

    Ele morreu antes da fundação do mundo para que o mundo já nascesse salvo.Entendeu agora?

  15. Reply Roberto fev 19, 2012 23:08

    E, no original, é antes mesmo, pelo menos na carta de Pedro.

Leave a Reply